Psicologia e povos indigenas

7 a 9 de agosto de 2013 na Unigran, Dourados MS

Apresentação

Saiba mais sobre o evento
Compartilhe

O índice de suicídio entre indígenas no Brasil é crescente. Por trás do fenômeno estão, em muitos casos, problemas de saúde mental individuais e coletivos relacionados a fatores complexos, socioculturais e históricos. A ausência de respostas do Estado às necessidades essenciais das sociedades indígenas mostram que as políticas públicas ainda não são plenamente aplicadas a esta população, abrindo margem para violações de direitos, exclusão e racismo.

A ideia é que o I Encontro Nacional de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos,  realizado na cidade de Dourados – MS, entre os dias 7 e 9 de agosto, reúna diferentes segmentos  –  acadêmicos, profissionais, gestores públicos, pesquisadores, indígenas e a população em geral  – em torno de um debate aprofundado sobre os direitos indígenas. O evento será antecedido, no dia 7, pelo II Seminário de Saúde Mental Indígena, encontro regional organizado pelo Conselho Regional do Mato Grosso do Sul.

Pensando na elaboração de indicativos práticos e encaminhamentos efetivos ao poder público, o encontro nacional tem como um dos objetivos identificar as condições de saúde mental desta população e pensar em ações de prevenção e intervenção. Além disso, deve analisar as necessidades na formação dos profissionais para este campo; debater a implementação das políticas públicas e direitos humanos aos indígenas;  elaborar conclusões e recomendações para instituições de ensino e para o poder público; e funcionar como instância preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena.

O evento pretende não somente provocar reflexões sobre a realidade psicossocial destas comunidades, mas também deixar claro em que medida a sociedade brasileira e  órgãos públicos interferem nas condições de vida destas populações.

Atividades

Durante os três dias do Seminário, serão realizadas seis mesas de debates com temáticas voltadas para a Psicologia, povos indígenas e Direitos Humanos. Haverá ainda atividades culturais, que incluem  exibição de filmes e apresentações. Ao final do encontro, uma grande plenária irá finalizar as discussões e encaminhar os resultados discutidos.

Estarão presentes profissionais da Psicologia e de outras áreas que atuam nas questões indígenas, além de autoridades do governo e lideranças indígenas.

No dia 7, o seminário regional vai anteceder o encontro nacional  haverá o evento regional – o II Seminário de Saúde Mental Indígena

Histórico

Em 2004, a violência e a violação aos direitos das comunidades indígenas motivaram a criação do Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas e , no mesmo ano, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou o Seminário Subjetividade e Povos Indígenas no Distrito Federal. Desde então, ações diversas têm sido realizadas pelo Sistema Conselhos em conjunto com outras entidades pela defesa dos direitos dos povos indígenas, incluindo expedições nas aldeias e atos públicos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.  Os certificados serão online e estarão disponíveis aos participantes após a realização do evento, também no site.